programa Guritiba

ARTE - EDUCAÇÃO - SOCIAL

Guritiba = Guri + Tiba.

Segundo o dicionário, a palavra “Guri” vem da origem no tupi “gwi’ri”, que significa “bagre novo”. O dialeto é abordado na região Sul do Brasil, sendo muito forte na linguagem curitibana, que significa “menino, moleque, criança”. Já “Tiba” é a junção das quatro letras finais do nome cidade de Curitiba, que significa no tupi guarani as palavras “ajuntamento, quantidade”. Então, Guritiba remete a “ajuntamento de crianças”.

Por isso, o Guritiba é a programação teatral que reúne o público infantil, que há 10 anos faz parte do Festival de Curitiba, o maior evento de artes cênicas da América Latina, em que apresentações, atividades lúdicas e recreativas são destinadas às crianças dentro das atrações do festival.

Desde 2018, o projeto cresceu e ganhou o formato “Programa Guritiba”, que promove circulações mensais artísticas e encontros com as mais variadas manifestações das artes, atingindo, até o final de 2019, mais de 1.100 pessoas que tiveram a oportunidade de, pela primeira vez na vida, conhecer um teatro e uma apresentação cultural.

No período, foram realizadas várias atividades de arte-educação, com cerca de 1.400 alunos e 360 educadores da rede pública de ensino; mais de 15.850 estudantes também puderam ter acesso às diferentes linguagens artísticas por meio de espetáculos proporcionados pelo programa. Destaque para a contação de histórias “Anelise e os Irmãos Perdensen”, que impactou mais de 6.507 alunos e 491 educadores, em uma narrativa que aborda a vida na água e segue recomendações educacionais da ODS 14 (que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e rios), e da ODS 12 e 17 (com o objetivo de assegurar padrões de produção e de consumo sustentável e de fortalecer os meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável).

Esse é o objetivo do Programa Guritiba, atuar em mudanças sociais significativas com   arte, pois acreditamos na possibilidade de uma comunicação fraterna e ampla, resultando na criticidade e no desenvolvimento humano, por meio de ferramentas e técnicas em arte-educação. Para que isso ocorra, atuamos em parceria com escolas da rede pública de ensino, com projetos sociais, secretarias de educação e de serviço social, ONGs, CRAS, associações de moradores, entre outros órgãos. Sem esquecer que os focos geográficos de atuação do Programa Guritiba são áreas com alto índice de vulnerabilidade social.

Além das atividades direcionadas apontadas, o Programa Guritiba também promove apresentações em espaços abertos. Anualmente, sua programação inicia junto ao Festival de Curitiba (mês de março), e suas sessões abertas e gratuitas seguem durante o resto do ano, com muitas recreações, histórias, integrações entre adultos e crianças, diferentes apresentações e várias surpresas que encantam a todos.

E é por isso que queremos possibilitar o acesso desta parte da sociedade com as artes, para fortalecer os laços sociais e familiares, ativar a necessidade da manifestação artística no outro, praticar uma relação recíproca entre espaço cultural e cidadão e, principalmente, despertar o olhar para o outro, por meio da força da ARTE.

Sem esquecer da fomentação da classe artística local, em que aproximadamente 98% das contratações e operações de produção do projeto, são realizadas nos municípios de Curitiba e Região Metropolitana, com o objetivo de estimular o intercâmbio e o relacionamento da arte regional.

O projeto vivência a arte em diferentes formas de manifestações cênicas, como teatro, dança, contação de histórias, música, circo, cinema e plásticas. É viabilizado por Lei de Incentivo Federal, recentemente foi contemplado com o Prêmio ODS, que tem o objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no País, dentro das normas da ONU.

Mas, para que tudo isso ocorra de forma gratuita, planejada e estruturada, o Programa Guritiba é viabilizado por meio da Lei de Incentivo, tendo como apresentador o Banco CNH, com os patrocínios de Novozymes e Fibracem. Na parceria de realização, empresas como a Berneck, Laquila, Schattdecor e o BRDE. Na cota amiga, o projeto conta com as empresas Nipponflex e a Merco.

Quer receber o Programa Guritiba em sua instituição? Basta entrar em contato conosco para agendarmos uma data. Desta forma poderemos juntos fortalecer os laços de crianças, pais e educadores com a arte, com a visão e o objetivo de um mundo e, principalmente, um futuro completamente melhor!

Galeria de fotos e vídeos

Confira um pouco da experiência de estar em um Programa Guritiba <3